Avançar para o conteúdo principal

Paraíso Italiano


Para abrir este novo ano de 2019, que tal começar pela paparoca?!... E, dentro do tema, quanto a mim das melhores escolhas, mais gostosas  e prazeirosas, é "la bella" comida italiana!!

Tenho algum conhecimento do assunto porque, precisamente por tanto apreciar esses suculentos repastos, vou acumulando experiências múltiplas, tornando o meu palato progressivamente aguçado e exigente!

E foi já neste 'avançado estágio' que conheci o italiano Jamie Oliver cá do burgo, até ao momento o único de Portugal, que ao caso adota o nome de "Jamie`s Italian". Como tantas pessoas já sabem, situa-se no fantástico Príncipe Real, na fantástica Lisboa!

Como também um número elevado de pessoas saberá, é muito conhecida a especial simpatia deste nosso amigo pela gastronomia italiana, na qual ele pega ao colo com todo o carinho e confecciona, ou com a mais arreigada tradição, ou aprimorando-a a seu gosto (e no de muitos!...), ou reinventando-a de forma surpreendente e deliciosa!

Pois a minha experiência no seu espaço reuniu um pouco de tudo o que até agora já exprimi: constatei a fidelidade extrema a ingredientes e receitas, rendi-me a inovações nas mesmas introduzidas, subi aos céus com paladares inusitados mas tão, tão certeiros!

Os clássicos Carbonara e Lasanha, por exemplo, são maravilhosos: 

o primeiro cheio de sabor, cremoso, com presunto super-crocante, hmmm!!...;

a segunda confeccionada com uma característica que nunca tinha conhecido, que se traduz na carne, que ao invés de picada apresenta-se em bocados aos fios sedosos, que se desfazem na boca e com um apuramento no paladar como só as 12 horas de cozedura lenta com vinho tinto o poderiam permitir.


Quanto às sobremesas, bem!!... Divinas!! - Conheço três:

"Epic Chocolate Brownie", que consiste no dito bolo, com seu inseparável molho  de chocolate espesso (e este é-o mesmo), servido com bola de gelado de caramelo salgado e pipocas caramelizadas - quer dizer, uau, não é?!! Está tudo dito!! Só vos confirmo que, ao contrário de outras descrições falaciosas de tantas ementas, a experiência de que desfrutamos confere com todo o delírio que ressalta da referida descrição, e até a ultrapassa!!;

"Rasperry Rippled Pavlova", desta feita um merengue super-crocante cheio de creme, com framboesas maceradas e «favo de mel desfeito», segundo a ementa - pois, whatever, é Ótimo!!... E sem nenhuma acidez (quem o diz é uma 'arrepiadinha mor')!;

"Jamie`s Tiramisù" - há um acrescento de mistura de lascas de chocolate e raspas de laranja que concede um toque refrescante, e o doce em si é extremamente bem confeccionado, uma delícia!

Atenção, muito importante: todos os pratos são servidos em modo generoso, não há cá raquitiquices, tudo fazendo com que a média de € 20 despendida com prato+bebida+sobremesa+café seja bastante aceitável, nos dias que correm e num restaurante de um afamado chef, numa das zonas mais caras do Mundo!

Sim, não incluí "entradas" nesta equação, já as provei quase todas e são espetaculares, simplesmente se for uma refeição individual muitas barrigas não aguentarão, porque como já referi os pratos são mesmo bem servidos!

Ou então 'substituam' a sobremesa por entrada!... Eu é que sou uma gulosa, e ir a um restaurante e não pedir sobremesa é impensável, eh, eh!...

De qualquer forma, se forem duas ou mais pessoas podem dividir, como também já experienciei e mais-que aprovei!! 

 

Com tanto deleite gastronómico, a verbalização sobre o espaço tem sido omissa, o que também não é justo, pois de facto é muitíssimo acolhedor e cozy: 
são dois andares onde predomina a madeira pesada e escura, mesas possantes, alguns sofás, alusões italianas, sim, mas sem atingir o previsível "toalhas aos quadrados e palavras em italiano nas paredes, ponto."

Encontram-se expostos decorativamente alguns instrumentos e máquinas das velhas cozinhas, tudo redundando numa mistura de cantina de estalagem campestre com energia contemporânea.

Energia que aqui é boa, a luz é suficiente, proporcionada em ambos os pisos pelos janelões a sul, que de igual modo permitem vislumbrar uma bela vista sobre o nosso olissípo, e existindo ainda um terraço bem simpático, onde estas qualidades enunciadas se expandem a 100%, claro!

Levem os namorados e maridos, os amigos, as crianças, levem todos ou vocês próprios, e desfrutem de um bom pedaço de prazer de Vida!!




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adorei!!...

... estas minhas novas aquisições da Kiko: óleo labial transparente/ rosa suave brilhante, com sabor e aroma a baunilha (nham!!), e um (também) delicioso batôn cremoso, levemente brilhante , com cor de fruto silvestre maduro, e aroma, desta vez a... maracujá! Hmm! - - e ambos não chegaram a € 25!! Ah, e as embalagens são lindas! É do que esta marca mais tem de fabuloso: produtos apetecíveis e, atenção, em geral de boa qualidade, a par de preços acessíveis! Nunca fui de muita maquilhagem... nem pouca, muitas vezes!! Nos últimos tempos, no entanto, ando a fazer um esforço para 'recuperar o tempo perdido', e quase que me obrigo a parar de fronte dos escaparates de maquilhagens das diversas marcas (que, realmente, são sempre lindíssimos!), para tentar enturmar-me naquilo! Não é que seja sacrifício nenhum, pelo contrário, sempre achei o mundo dos pozinhos mágicos muito giro e até sempre me fascinou um bocado desde miúda, mas acabo sempre por investir os meus cobres noutras ...